Blog

Geral

Descubra tudo que você precisa saber antes de comprar a sua casa

Descubra tudo que você precisa saber antes de comprar a sua casa

Adquirir um imóvel pode ser algo, até certo ponto, simples. Entretanto, comprar um imóvel pode ser algo mais complexo do que se parece. Não se pode tratar a aquisição de um patrimônio tão importante como algo banal. Existem processos e documentos que devem ser revisto até três vezes se necessário, para ter certeza que você está adquirindo algo totalmente regularizado.

 

Hoje muitas empresas, especialmente fintechs, têm se preocupado em proporcionar mais praticidade e também rapidez neste processo. A exemplo, a CashMe, que é especialista na modalidade de empréstimo com garantia de imóvel, oferece as melhores oportunidades de crédito para seus clientes – até mesmo para quem está negativado, com o empréstimo para negativado

 

E quais etapas são necessárias seguir? Esta pergunta será respondida no nosso artigo de hoje, onde apresentaremos a você, caro leitor, algumas dicas e dúvidas frequentes sobre comprar um imóvel. Aproveite e boa leitura!

 

Comprar um imóvel não é tão simples quanto parece

Muitas vezes, por falta de informações, acabamos por fazer a aquisição de um patrimônio sem prestar a devida atenção a suas documentações.

 

É muito comum que pessoas comprem imóveis sem sequer fazer a verificação para saber se todos os documentos da propriedade estão em dia. E a falta de conformidade dos mesmos podem acarretar uma série de dores de cabeças chatas de se resolver para o novo proprietário.

 

Ausência de escritura, matrícula desatualizada, falta de registro e não averbação do bem são os mais comuns casos de imóveis irregulares que temos em nosso país.

Cada uma destas irregularidades ocasionará problemas com a prefeitura e o cartório responsável pelo seu patrimônio. Além de impedi-lo de fazer qualquer transação utilizando o bem como garantia ou alteração na propriedade.

 

Quando for comprar um imóvel, é interessante que possua um advogado pronto para te ajudar a revisar os documentos e fazer o levantamento do estado atual que se encontra o bem no cartório.

 

Preços atraentes podem ser armadilhas, portanto, previna-se para evitar grandes problemas (como a tomada do bem pela prefeitura) em seu futuro próximo.

Dúvidas comuns ao se adquirir um imóvel

Existe uma série de dúvidas que podem aparecer sobre o processo de compra e aquisição de um imóvel.

 

Por se tratar de algo tão burocrático, as pessoas, por muitas vezes, acabam se perdendo em meio às papeladas ou até mesmo quando vão à procura do bem não são informadas corretamente pelas imobiliárias.

 

Aqui uma lista com as principais dúvidas que aparecem no cotidiano do brasileiro:

1° dúvida – Usando seu FGTS para dar entrada no imóvel

Muitas pessoas se perguntam como podem usar o próprio Fundo de Garantia para comprar ou, pelo menos, dar entrada na casa tão sonhada.

 

Neste caso, o comprador pode utilizar de seu Fundo para a aquisição de imóveis que tenham o custo de até R$ 500.000,00, sob a condição de que estes sejam residenciais.

Para utilizar do benefício oferecido pelo governo, é necessário que você comprove a renda e que trabalhe por, pelo menos, três anos. Este período não necessariamente necessita de ser somente em um local ou totalmente seguido. Apenas a totalidade tem de atender o número.

 

É válido ressaltar ao comprador que este não pode usufruir deste meio caso já seja dono de um imóvel ou esteja adquirindo outro bem residencial urbano que esteja em fase de compra, construção ou finalizado, pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH) em qualquer parte do território nacional.

 

Também não poderão utilizar da medida aqueles que estão adquirindo um bem por outros meios que não sejam o SFH.

2° dúvida – Quais cuidados devem ser tomados ao comprar um imóvel?

Além dos citados anteriormente, mais algumas precauções devem ser tomadas na hora de adquirir o seu imóvel. Antes de realizar a compra, busque saber sobre a empresa que está te vendendo o imóvel, a fim de averiguar se a mesma não é fraudulenta ou age de má índole com seus clientes. Uma boa ideia é procurar por um portfólio da empresa para fazer esta avaliação.

 

É preciso ressaltar que, antes de comprar o bem, possua uma reserva financeira para as despesas referentes ao mesmo. Além das parcelas do financiamento ou do empréstimo, uma casa vem com diversas responsabilidades necessárias para torná-la habitável.

Possui também de um dinheiro guardado para dar a entrada na casa, visto que muitas financeiras solicitam um valor prévio antes de fechar o acordo com o cliente.

 

Cada um destes calções são necessários para manter as coisas sob controle. Você provavelmente já está desembolsando uma quantidade razoável de dinheiro, e a última coisa que precisa é de problemas, certo?

 

3° dúvida – Do que se trata financiamento pelo SAC e a Tabela Price

O Sistema de Amortização Constante, popularmente conhecido como SAC, faz o abatimento de parcelas do devedor de maneira dinâmica enquanto este realiza seus pagamentos, ocasionando em diminuições de parcelas. A desvantagem é que este se inicia com taxas e juros mais altos.

 

Já a tabela Price se trata de um financiamento que utiliza de parcelas fixas para seus pagamentos.

Caso possua dúvida entre estes, pondere sobre qual se adequa a seu perfil. Se ainda não tiver total segurança, pondere sobre utilizar o SAC, visto que este tem a vantagem de descer as parcelas.

4° dúvida – Quanto acabarei gastando com documentos?

Despesas imobiliárias, geralmente, acabam representando 5% do valor financiado, e contempla gastos como o do registro no Cartório de Registro de Imóveis e o pagamento do 

 

Imposto de Transmissão de Bens Intervivos, popularmente chamado de ITBI.

Esteja de olho nas taxas e juros cobrados pelo fornecedor do financiamento, uma vez que este também cobrará em cima dos valores gastos com documentos. Lembre-se de deixar separado o dinheiro destes serviços quando for adquirir um novo imóvel.

 

Comprar um imóvel requer diversos cuidados

Como você pode conferir, muitos cuidados e atenção são necessários ao se adquirir uma nova propriedade. Geralmente, passamos por diversos processos e podemos acabar nos atrapalhando em alguns deles.

 

Todo o cuidado é pouco ao se comprar uma nova casa, e este demanda atenção aos mínimos detalhes enquanto se compra.