Por que uma migração planejada é tão importante?
Os mecanismos de busca (Google, Bing, Yahoo, etc.) encontram as páginas de um site utilizando os chamados “crawlers” ou “robôs de busca”. Estes robôs, que são nada mais que um complexo algoritmo, rastreiam os sites e indexam cada página em seus data center espalhados pelo mundo.
Após o armazenamento dessas páginas, os robôs de busca retornam periodicamente à página para ver se está tudo certo, se algo foi alterado e se a página ainda está no seu devido lugar.
Quando um site é migrado, geralmente as URLs mudam, pois a estrutura é diferente, principalmente em plataformas de e-commerce, cada plataforma tem uma estrutura. No entanto, mesmo que uma plataforma seja migrada para outra que utiliza a mesma linguagem, as páginas tendem a ficar diferentes.
A migração é fundamental no momento em que o site muda para outra estrutura, o objetivo é não permitir que os buscadores encontrem as URLs vazias (páginas 404) em suas visitas de rotina, quando isso acontece, a página em questão é retirada do índice e toda a relevância e posicionamento que existia é perdido. Portanto, uma migração planejada mapeia todas as páginas importantes (que trazem visitas e vendas) e as direciona para suas respectivas novas páginas.